Sega Master System Review: Sonic The Hedgehog

Sonic The Hedgehog

Sega Master System

Olá a todos! Hoje vou falar do jogo Sonic the Hedgehog, não da versão super conhecida da Sega Mega Drive, mas sim da versão para a consola 8 bit da Sega, a Sega Master System.

Detalhes

Este jogo saiu para a Sega Master System e para a Sega Game Gear(um pouco diferente desta versão) depois do original da Sega Mega Drive, sendo distinto dele principalmente na física. Criado no ano de 1991 por Shinobu Hayashi (Programador), Ayano Koshiro e Takefuni Yunoue (Design), é um jogo de plataformas simples, em que o jogador tem que chegar ao fim dos niveis(chamados actos) usando toda a sua habilidade para ultrapassar várias armadilhas, saltar plataformas, encontrar Chaos Emeralds(Esmeraldas do Caos) e derrotar os bosses, ganhando a maior quantidade de pontos possivel. O jogo contém um final alternativo, gráficos agradáveis, boa musica e uma dificuldade moderada, tudo o que se pode pedir num bom jogo de plataformas.

Enredo

O doutor Ivo Robotnik(conhecido como Eggman no Japão), planeia usar os animais de South Island para criar robôs, denominados Badniks, a fim de dominar o mundo. Sonic, um ouriço azul que corre á velocidade do som, vai percorrer a ilha inteira salvando os seus amigos desse destino e encontrar as Esmeraldas do Caos, usando o seu poder para limpar a ilha da poluição causada pelas fábricas de Badniks, estragando os planos ao malvado doutor.

Jogo

O jogo tem 6 zonas, com 3 actos cada uma, sendo o ultimo acto uma batalha contra o Dr. Robotnik. Perde-se uma vida cada vez que o Sonic cair num abismo, demorar 10 minutos a completar o nivel ou ser atingido por um inimigo, projectil hostil, armadilha, ou cair em espinhos sem ter nenhum anel. Para o jogador ganhar mais vidas, tem de encontrar monitores de 1up, apanhar 100 anéis(sempre que o número de anéis passa do 99 passa para o 0) , calhar a cara do Sonic na tabuleta no final de cada acto, ou por cada 50000 pontos ganhos.

Em cada acto o jogador encontra anéis, monitores com diversos power-ups, e escondidas nos primeiros ou segundos actos de cada zona, estão as Esmeraldas do Caos, conhecidas no mundo do Sonic pela sua grande relevância no enredo. Existem 6 no total, uma por cada zona, e desbloqueiam um final diferente, tambem dando uma boa quantidade de pontos no final do jogo.

Existem niveis especiais de bonus, denominados special stages, que servem para ganhar vidas, pontos e continuações.

Controlos

  • Esquerda ou direita no D – pad para andar e correr.
  • Baixo no D-pad para abaixar, deixar premido abaixa um pouco a câmara.
  • Cima no D-pad para subir um pouco a câmara.
  • 1 ou 2 para saltar, e enquanto ele se move, carregar baixo faz com que ele rodopie, destruindo os inimigos ou monitores no caminho, tambem aumentado a velocidade dele nas descidas.

Monitores

Os monitores contêm vários power-ups uteis para o jogador, alguns estando bem à vista e outros escondidos, pois esses são os mais valiosos. Para apanhar estes monitores o Sonic salta em cima deles ou usar o rodopio. No caso de estarem em posições altas, o Sonic pode saltar contra eles para cairem no chão.

Anéis

Monitor com a imagem de um anel. Este monitor dá 10 anéis ao Sonic.

Escudo

Monitor com a imagem de um escudo branco. Protege o Sonic contra danos, perdendo o escudo em vez dos anéis que ele possui. Depois do impacto ele não fica temporariamente invencivel, podendo sofrer mais danos se cair em cima de outra armadilha ou inimigo.

Speed Shoes

Monitor com a imagem de um sapato igual ao do Sonic. Aumentam a velocidade do Sonic, fazendo com que ele fique super rápido.

Invencibilidade

Monitor com a imagem de 4 estrelas. O Sonic fica coberto de estrelas e não sofre dano com nada, destruindo todos os Badniks em ele que toca.

1up

Monitor com a imagem da cara do Sonic. Dá uma vida extra.

Checkpoint

Monitor com a imagem de uma seta. Cria um checkpoint, assim se o jogador perder, vai aparecer naquela posiçao em vez de ir para o inicio do acto. Caso o jogador perca, tem de voltar a destruir o monitor senão o checkpoint desaparece. Só existe um por acto.

Continue

Monitor com a imagem das letras CONT. Dá ao jogador mais uma continuação, assim no caso dele perder todas as vidas e fizer Game Over, pode continuar o jogo na mesma zona e no mesmo acto em vez de ter de recomeçar o jogo todo de novo. Só aparecem nos niveis especiais.

Chaos Emeralds


Um dos objectivos deste jogo é encontrar estas pedras, que estão espalhadas na South Island. Existe uma em cada zona, no primeiro ou segundo acto, e podem estar muito bem escondidas ou apenas em locais difíceis de alcançar. Conseguir todas garante o good ending do jogo. Tambem valem imensos pontos cada uma, mesmo que a pontuação só seja adicionada na contagem final de pontos depois do boss final.

Tabuletas

Esta tabuleta indica o final do acto. Depois do Sonic se aproximar, ele já não pode voltar atrás, deixando-o incapaz de apanhar coisas que não tenham sido encontradas. Ao tocar na tabuleta, esta começa a girar no ar e quando aterra mostra uma das seguintes imagens, cada uma com seu próprio efeito especial.

Robotnik

Tabuleta com a imagem da cara do Robotnik. Não tem qualquer efeito especial.

Anéis


Tabuleta com a imagem de um anel. Dá mais 10 anéis.

1up


Tabuleta com a imagem da cara do Sonic. Dá uma vida extra.

Nível Especial

Tabuleta com a imagem de um ponto de exclamação. Leva o Sonic para o nível especial. Aparece quando o jogador acaba o nível com 50 anéis ou mais(lembrando que mais de 99 anéis faz com que o número volte para o 0)  .

Zonas

Zona 1Green Hill Zone

A primeira zona, super conhecida por ser também a primeira do Sonic da Sega Mega Drive.

Fácil o suficiente para se perceber a mecânica do jogo, introduzindo os gimmicks(recursos ou truques) da rampa de lançamento em que se o Sonic descer a rampa a rodopiar, é lançado para longe com o impulso, e as plataformas flutuantes com movimentos diferentes.

Os inimigos são fáceis de se evitar, desde abelhas que disparam um projéctil lento na diagonal, caranguejos que atiram dois projecteis com movimento de bomba, e um insecto que simplesmente passeia pelo chão. A esmeralda desta zona é simples de se encontrar, basta procurar.

Acto 1


Apenas correr, derrotar badniks, apanhar aneis e monitores. Facilmente se passa o acto acumulando vidas e pontuação. É um acto de velocidade com poucas armadilhas, perfeito para o jogador se habituar aos controlos.

Acto 2


Este acto passa-se dentro de uma das colinas, com muitos saltos, um nível baixo de água e bastantes molas, nada de especial. Este acto é mais para se praticar o controlo em termos de derrotar inimigos sem poder saltar, estar debaixo de água, procurar a saída e segredos também.

Acto 3


O acto começa com uma subida, que vai dar ao boss. Este boss é super fácil, deixando o jogador a pensar que o resto do jogo pode ser assim tão básico, mas não é.

Zona 2Bridge Zone


Como o nome indica, maior parte do nível situa-se em cima dum rio, andando por pontes. Aqui os gimmicks são as plataformas que caem, e as catapultas com pesos enormes de ferro que não sei como mas o Sonic consegue ser mais pesado. Outra coisa que me faz impressão neste nível é o background. Porque raio as nuvens têm as curvas de cima bem feitas e as de baixo parece que elas foram mordidas, ou que o azul do céu também é uma nuvem?

Os inimigos já são mais complicados, como um ouriço(irónico não é?) protegido com espinhos, piranhas que saltam de surpresa por debaixo das pontes e a abelha da Green Hill. Tambem existe um auto scrolling level, onde a camara está sempre a avançar e o ecrã empurra o Sonic se ele não avançar. A esmeralda já requer um pouco mais de habilidade, sendo fácil de se ver, mas um bocado difícil de se apanhar.

Acto 1


Tão simples como o primeiro acto da Green Hill Zone, apenas tem mais locais onde falhar o salto pode custar uma vida.

Acto 2

Este acto é o Auto Scrolling Level, que pode frustrar um pouco, principalmente nas zonas com plataformas que caem.

Acto 3


Este boss pode ser mais dificil, principalmente sem uma boa estrategia. Ele sai num dos poços de agua, e dependendo da direcção que o Sonic esteja, ele dispara 3 esferas de energia com movimento de bomba em 3 ângulos diferentes .

Zona 3Jungle Zone


Bem vindos á zona mais verde de sempre! Esta zona contém os gimmicks da rampa de lançamento e das plataformas flutuantes da Green Hill , adicionando o de troncos que descem as cataratas servindo como plataformas, e por ultimo o do tronco na agua, que quando o Sonic corre, ele roda e leva-o pelo rio sem cair.

Existem partes com água de nível baixo, que arrastam o Sonic e podem fazer com que ele caia para a sua morte. Este nível tem um Scroll up Level, em que o objectivo é subir até ao final do acto, mas por cada bocado que o Sonic suba, o fundo do ecrã sobe também e se ele cai, morre.

Os únicos inimigos novos nesta zona são os camaleões que aparecem do nada e atiram um projéctil para a direcção que estiverem virados. Esta esmeralda já é mais dificil de encontrar, requerendo que o jogador a procure mais meticulosamente por ela.

Acto 1

Saltar de bocado de terra em bocado de terra, procurando não cair. Algumas áreas são muito perigosas, principalmente as cataratas. Uma coisa que nunca percebi foi porquê que as plataformas que se movem em semi-circulo têm uma esfera como se tivesse a segurar a plataforma a uma corrente, apesar desta não aparecer, então para quê meter lá a bola? Tentativa falhada de fazer o jogo ter mais “lógica”.

Acto 2


Este é o acto do Scroll Up, em que o objectivo é chegar ao topo das cataratas. A coisa mais chata neste nível é falhar um salto sem querer.

Acto 3


O acto começa com o Sonic a subir as vinhas, depois encontra o boss numa vinha em forma de taça. O padrão dele é simples como todos os anteriores. Ele voa, descendo um pouco nas pontas da vinha e deixa cair uma bomba, que rola pela vinha até parar e explodir. Devido á programação simples, o fumo das explosões tambem causa dano, e como o fumo dura um bom bocado a desaparecer, torna o boss um pouco mais difícil.

Zona 4Labyrinth Zone


Se repararem, o mapa mudou para a fábrica do Dr. Robotnik. Este nível também aparece no Sonic da Sega Mega Drive, e é conhecido por ser o nível da água. Maior parte deste nível passa-se debaixo de água, onde o Sonic tem de procurar oxigénio ocasionalmente, saindo da água ou respirando as bolhas grandes que saem do chão em pontos especificos, senão começa uma contagem que quando chega a zero, o Sonic afoga-se.

Os Gimmicks deste nível alem das bolhas são as correntes de água que empurram o Sonic como se ele estivesse num escorrega, plataformas que quando pisadas, sobem e levam-no a locais demasiado altos ou então contra espinhos, e um botão especial que faz algo a um determinado monitor. De resto só imensas armadilhas desde bolas com espinhos que rodam á volta de uma esfera(outra daquelas correntes invisíveis) , lanças que sobem do chão a dados intervalos, cabeças de pedra que cospem projecteis e muitos, muitos picos.

Os inimigos são todos novos, começando com uma esfera voadora com pequenas bolas de picos a voar á sua volta. Quando o Sonic se aproxima ela solta os picos e torna-se vulnerável. O segundo é uma toupeira que sai do chão sem que o Sonic se aperceba e depois começa a andar pela zona. A esmeralda é um desafio, fácil de se encontrar mas difícil de se apanhar se não se souber como.

Acto 1


Este acto é uma iniciação ao sistema de nível “labirinto subaquático”. Pode ser complicado se o jogador arriscar muito com o tempo de oxigénio.

Acto 2


Este acto é similar ao primeiro, apenas mais longo e difícil.

Acto 3


Este nível tem algo que eu acho estúpido. Os actos anteriores passam-se com um medo enorme do jogador que a personagem fique sem oxigénio e perca vidas, mas este acto é passado todo debaixo de água e ele não precisa de respirar, sem qualquer explicação para esse fenómeno… Continuando, o boss deste nível tem duas maneiras de atacar. A primeira consiste no Robotnik aparecer do abismo no meio da “arena” e disparar uma esfera de energia com movimento de bomba na direcção do Sonic. A segunda maneira consiste nele descer desde um dos buracos do tecto, e lançar um torpedo que segue a posição do Sonic sem recuar. Não é muito complicado, mas pode custar vidas se o jogador for ganancioso e quiser dar pancadas a mais.

Zona 5Scrap Brain Zone

A ultima zona do Sonic da Sega Mega Drive, mas neste jogo é a penúltima zona. O nível é baseado em andar á procura da saida, abrindo portas e encontrando caminhos alternativos.

Os gimmicks desta zona são portas que abrem dependendo de onde o Sonic lhes toca, portas trancadas que precisam que se carregue num botão para abrir, tele-transportes que levam para locais variados, múltiplos locais com entradas diferentes, e tapetes rolantes. As armadilhas variam desde esferas que soltam electricidade, lança-chamas no tecto, lançadores de bolas de fogo e abismos.

Os inimigos são lagartas protegidas com espinhos e porcos que lançam bombas saltitonas. A esmeralda está super bem escondida e é preciso procurar mesmo bem para a encontrar.

Acto 1


Muito directo, mostrando alguns dos gimmicks, armadilhas e inimigos da zona. Não possui a vertente de labirinto.

Acto 2


Este já é mais complicado, pois o jogador precisa de andar de um lado para o outro para abrir portas, teleportar para sítios diferentes e encontrar a saída enquanto evita bastantes armadilhas. É um acto um pouco chato com um nível moderado de dificuldade.

Acto 3


Este acto é igual ao segundo, excepto que no final há uma pequena surpresa. Já agora faço uma pergunta. porque raio é que dizem que o Sonic é o ser mais rápido se o Robotnik consegue sempre correr mais rápido que ele? Nunca percebi essa lógica, a sério…

Zona 6Sky Base Zone

Ultima zona do jogo, e por isso não tem complicações, apenas tem dificuldade. Os gimmicks apresentados são as plataformas flutuantes que param de se mexer quando o Sonic sai de cima delas. Quanto a armadilhas, este nível está carregado delas, desde raios que são horizontais ou verticais, dependendo de onde estão as jóias(penso que sejam os condutores) , canhões fixos na diagonal, canhões que rodopiam, uma parede de espinhos que persegue o Sonic, hélices que agem como serras e finalmente os canhões principais da nave que disparam balas gigantes.

Os unicos badniks existentes são as esferas com bolas de picos á volta, mas desta vez elas não as disparam, tornando-as invencíveis, e umas bombas que quando o Sonic se aproxima, elas explodem e soltam duas esferas de energia com movimento de bomba para cada lado. A esmeralda está bem á vista, mas apanhá-la é bem diferente, pois basta um erro e o jogador tem de perder uma vida se quiser tentar apanhá-la.

Acto 1

Local similar ao primeiro acto da Jungle Zone, excepto que aqui existem canhões a disparar contra o Sonic, e trovões que aparecem em intervalos fixos.

Acto 2


Zona que apenas contém armadilhas e nenhum anel para proteger o Sonic. É a zona mais difícil do jogo, mas também pode ser a mais fácil graças a um segredo…

Acto 3


O boss final. A batalha começa com um padrão simples. Duas maquinas, uma no tecto e outra no chão, criam uma barreira de electricidade enquanto uma coisa esquisita tipo vortex dispara bolas de fogo que vão para onde o Sonic estiver. Eventualmente o Robotnik muda o padrão da barreira para dificultar a tarefa.

Final


A cutscene final tem um momento extra, dependendo se o Sonic tiver todas as Esmeraldas do Caos ou não. Depois disto há uma contagem de pontos e por fim aparecem os créditos com o Sonic a segurar um microfone ao lado. Um final simples que não é chato nem daqueles finais que o jogador fica “é só isto?” .

Special Stage

O jogador vai para o nível especial sempre que acaba um acto com 50 aneis ou mais. Neste nível o jogador pode apanhar anéis para aumentar a pontuação, apanhar monitores com vidas ou com continues, tudo isto dentro dum pequeno limite de tempo para chegar á tabuleta(esta tabuleta não dá bónus como as de final de acto).

Existem 4 níveis bónus diferentes, com um gimmick diferente menos o terceiro. O primeiro apresenta as molas, que dependendo da cor atiram o Sonic mais alto, e varas que o empurram, tremendo o ecrã. O segundo nível contém bumpers e uns círculos com uma estrela no centro que se portam como as varas. O terceiro é como o primeiro mas com o tecto menos alto e com os gimmicks de ambos os níveis anteriores. E o ultimo é uma queda constante que contem o gimmick final, flippers (aquelas coisas das maquinas de pinball, que atiram a bola para cima quando carregamos no botão). Depois de se acabar esses 4, volta-se ao primeiro mas é introduzido um gimmick novo, uma plataforma que se mexe para a esquerda e para a direita e actua como os bumpers, ou seja, para ser mais difícil acabar o nível a tempo. Os níveis especiais são uma optima maneira de ganhar vidas e a única de receber continues.

Música

O jogo tem óptimas músicas, compostas por Masato Nakamura e Yuzo Koshiro, duas delas sendo versões 8 Bit das do Sonic da Sega Mega Drive, como a do ecrã de titulo e a da Green Hill Zone, mas o resto é tudo diferente. As músicas todas ficam bem com os seus ambientes, ao ponto de eu preferir as deste jogo para as zonas Labyrinth e Scrap Brain(a minha favorita) , em vez das suas versões 16 Bit, contudo a música do Scrap Brain deste jogo não ficaria tão bem no nível da Sega Mega Drive por este ter uma maneira de se jogar diferente do nível deste jogo. A música de boss é cómica, dando um aspecto cómico ao vilão, mas tira a seriedade que ele devia mostrar mais para frente do jogo, por evoluir em termos de dificuldade. Em vez de um medley de todas as músicas como na Sega Mega Drive, a música dos créditos deste jogo é completamente original.

Aqui estão alguns links para verificarem as diferenças:

Opinião Pessoal

Eu amo este jogo porcausa da nostalgia que me traz, pois foi o primeiro jogo que joguei, tinha eu 5 anos de idade.

O jogo não é nada de complexo e difícil, porque o jogador consegue acabá-lo facilmente perdendo apenas algumas vidas se for novato. Os níveis estão bem estruturados e não tão frustrantes como muitos jogos de plataformas daquela época, pois estes não são muito difíceis ou confusos.

Gostava que os bosses dessem mais luta, até porque cada nível de boss contém uma vida escondida, assim se o jogador perder uma vida a compreender o padrão de ataque, pode recupera-la e depois matar o boss á vontade.

Não tem glitches que estraguem a experiência, mas há alturas que penso que houve preguiça, como o primeiro acto do Scrap Brain, que é demasiado rápido e fácil, mas no entanto tem espaço para mais coisas, ou o facto de não explicarem porque raio o Sonic consegue respirar debaixo de água no acto 3 da Labyrinth Zone. As músicas encaixam perfeitamente, sendo praticamente todas muito boas e não enervam o jogador, e os efeitos especiais são compreensíveis e nada confusos.

A arte é muito boa, nada se mistura no background ou parece o que não é, apesar daquela história das esferas que seguram as bolas de picos ou as plataformas que se movem em semi-circulo, nunca vou compreender porque as meteram ali, mas também não incomoda o fluir do jogo.

O final não deixa nada a desejar, o facto até de haver finais diferentes é muito bom para um jogo tão antigo, e os créditos são divertidos, apesar de lentos a passar.

Este jogo demonstra algo sobre a consola, as suas óptimas capacidades, desperdiçadas por maus negócios, pois a Sega Master System podia ter feito muito melhor que a Nintendo Entertainment System, e acabou por falhar nesse aspecto, com apenas um punhado de jogos aceitáveis.

Quanto á versão Sega Game Gear deste jogo, um dia faço uma review dela e meto as diferenças que tem em relação a esta versão(esse dia será quando eu comprar uma Sega Game Gear e o jogo).

Aqui está a minha review do jogo Sonic the Hedgehog para a Sega Master System. Espero que tenham gostado, pois é a minha primeira review e eu quero agradar aos leitores. Espero também que tenha sido informativa e que tenha despoletado interesse no jogo, afim de o experimentarem. Aconselho apenas a jogarem o jogo no hardware original, para a experiência máxima que o jogo pode dar, acreditem que vale a pena.

Por favor, qualquer critica que tiverem quanto à minha escrita, erros, falta de informação e etc. , coloquem nos vossos comentários a fim de melhorar as minhas capacidades como reviewer. Agradecimentos adiantados a todos.

Agradecimento á Raquel Mendes, que me ajudou na edição do texto, na edição das imagens e mais uma vez, com o design deste blog. Vejam o blog dela! – > http://otakumakeupgames.blogspot.com/

Até á próxima review! Later people! Cumprimentos!


Sobre marcelofms

Tenho 22 anos, e sou gamer desde os 5. Procuro jogos e consolas antigas pois é uma das minhas paixões.
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